quinta-feira, 31 de março de 2011

VIII ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CULTURA E COORDENADORES DE PONTOS DE CULTURA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ

Transição de Representante Territorial é assunto polêmico no encontro que reuniu dirigentes de cultura do Vale do Jiquiriçá

Na última quarta-feira, 30, aconteceu na cidade de Lafaiete Coutinho, reunião de dois importantes foruns territoriais: o Educavale (composto por Secretários de Educação e colegiado ao Mercovale) e o Fórum dos Dirigentes de Cultura (colegiado à Associação dos Dirigentes de Cultura da Bahia).
O encontro contou também com presenças ilustres de outros territórios: além de Secretários de Educação de Vitória da Conquista e Jequié, Coriolano Moraes e Miriam Rontandano, respectivamente. Também o ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira, Prof. Penildon Filho. Da cidade de Itatim, o Diretor de Cultura Ademir.
Após os pronunciamentos na abertura do evento, os Dirigentes de Cultura se reuniram no Colégio Estadual, onde trataram da seguinte pauta: a) participação na construção do PPA-P, com escolha de proposições e representantes para a plenária em Mutuípe, dia 30 de abril; b) Ajustes no projeto do I Encontro de Cultura e Arte do Vale do Jiquiriçá; c) Intercâmbio de projetos culturais em cidades do território e circulação de bandas de forró no período das festas juninas; d) criação e manutenção de blogs para todos os órgãos de cultura do território; e) transição da Representante Territorial de Cultura.
O último tópico da pauta gerou grande polêmica, visto que não há justificativa plausível para substituição da RT Ana Rita. Após ingressar em um mestrado (UFBA), a Secretaria de Cultura decidiu pelo desligamento da representante, alegando a impossibilidade de conciliar as atividades do trabalho com as atividades do curso. Como o mestrado é na área da cultura e o projeto de pesquisa contempla os 21 municípios do território, os dirigentes não aceitam a saída de Ana Rita, nem compreendem como o curso irá afetar o trabalho prestado à Secult.
Carente de pesquisas na área cultural o Vale do Jiquiriçá só tem a agradecer à sua tão dedicada e competente representante por mais este presente para o território.
Foi redigida uma carta ao atual secretário de cultura e, anexada a ela, uma lista de assinaturas de Dirigentes de Cultura, Dirigentes de Educação, Coordenadores de Pontos de Cultura, grupos artísticos, entidades, instituições, etc. Este documento será entregue em mãos ao Secrerário Albino Rubim por uma comitiva formada por 15 dirigentes de cultura, tão logo seja agendada audiência com a Secult.
Não há, em todo o território, um município que aceite a saída da Representante Territorial, que ao longo de sua jornada tem conquistado a simpatia e o respeito em todos os 21 municípios do território de identidade. Em 2009, quando da Conferência Territorial de Cultura, em Maracás, Ana Rita recebeu uma homenagem dos dirigentes de cultura, aclamando-a "mãe da Cultura do Vale do Jiquiriçá". Um merecido reconhecimento pelo seu trabalho que vem rendendo tantos frutos.