terça-feira, 19 de outubro de 2010

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Maracás promove oficina para construção participativa do Plano Municipal de Cultura




Nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2010, Maracás vivenciou um momento histórico no seu contexto cultural: o início da construção do seu Plano Municipal de Cultura. Trata-se de um documento que irá nortear e instrumentalizar as políticas públicas de cultura para o município durante o decênio 2011-2020.

Dia 15 – Cerimônia de Abertura



A celebração de abertura contou com a presença de representações da cidade de Maracás e de outros territórios baianos. Representando Maracás, artistas e grupos de expressões diversas, agitadores culturais, educadores, entidades voltadas para ações culturais, representantes de outras políticas públicas e a comunidade de modo geral. Representando municípios do vale do Jiquiriçá, Dirigentes Municipais de Cultura das cidades de Planaltino, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Jiquiriçá, Ubaíra, Itaquara e Iramaia. Também a Representante Territorial, Ana Rita Matos e o Presidente da Educavale, Renê Silva.

Representações de outros territórios também se fizeram presentes, a exemplo dos Representantes Territoriais de Cultura pela Secult, Aloma (Portal do Sertão), Vinícius (...), Raquel Galvão (Extremo Sul), Plutarco (Baixo Sul), Maciel (Itapetinga), Alan (Médio Rio de Contas) e Saliha Rachid (Recôncavo).

Representando a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), a Superintendente de Cultura, Dra. Ângela Andrade e a assessora Rita Clementina.


Dia 15 – Diagnóstico cultural e proposições



No segundo dia o grupo se reuniu no auditório Municipal para leitura de Diagnóstico Cultural elaborado pelo departamento de Cultura. A proposta era atualizar o diagnóstico a partir da visão da comunidade. Em seguida, foram formados cinco grupos para tratar de programas específicos para a Cultura.

Nesses grupos, ocorreu a atualização do diagnóstico, forma elencados os de problemas na área cultural, os desafios a serem enfrentados para a superação dos problemas as potencialidades percebidas e as proposições de ações para serem realizadas até o ano de 2020.

Ao final da tarde, os grupos se reuniram em uma plenária para apresentação do material produzido. Membros de todos os grupos debateram cada item exposto, ajustando o texto e votando quanto à validade do item exposto.

O processo, exaustivo, porém democrático, foi concluído às 21 horas.


Dia 16 – Elaboração da Versão Preliminar do PMC e apresentação em plenária



No terceiro dia a equipe da Secult, a equipe técnica da Escola de Administração da UFBA, os relatores dos grupos de trabalho do dia anterior e a equipe da Secretaria de Educação / Diretoria de Cultura elaboraram a versão preliminar do Plano Municipal de Cultura, a partir do material produzido.

À tarde a versão foi apresentada à comunidade no Auditório Municipal, antecedido de momento cultural e falas emocionadas da Secretária de Educação, do Diretor de Cultura, da Representante Territorial, do Consultor da UFBA e da Superintendente de Cultura.

Ficou claro que o PMC estaria postado no blog da Diretoria de Cultura para que fosse comentado pela comunidade e sofresse posteriores alterações em audiência pública.

Ao final da apresentação, a comunidade mostrou-se satisfeita com a transparência do processo.